Agendar visto americano: tudo o que você precisa saber sobre o processo

Agendar visto americano: tudo o que você precisa saber sobre o processo

Todos os portadores de passaporte brasileiro precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, mesmo que seja para fazer uma escala de algumas horas no aeroporto. O processo para a retirada do documento é simples, mas rigoroso. Por isso, vale a pena ficar atento a cada etapa, organizar todos os documentos com antecedência e ser pontual para as fases presenciais. Veja algumas informações que você precisa saber para agendar visto americano:

Procedimentos

A primeira coisa que é necessária para agendar o visto americano é ter um passaporte válido. Tendo-o em mãos, o próximo passo é preencher o formulário DS-160, o procedimento é online. Durante o preenchimento é preciso ter muita atenção.

Qualquer campo que seja respondido errado pode comprometer e atrapalhar o processo para a retirada do documento ou até mesmo fazer com que o visto seja negado. O preenchimento é burocrático. É essencial guardar o número do formulário, caso contrário não é possível acessar a página novamente.

Depois de pagar o boleto, o solicitante deve agendar as etapas presenciais. São duas, feitas em dois dias. Primeiro é necessário agendar a visita ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Neste primeiro momento são recolhidos os dados biométricos e a foto para o visto, que é tirada no próprio local. No CASV é preciso apresentar apenas o passaporte e comprovante de agendamento.

O segundo dia de processo acontece no Consulado dos Estados Unidos ao qual você aplicou em seu formulário. Nesta parte são pedidos os documentos que constam como obrigatórios no site e também é feita uma entrevista. Crianças menores de 14 anos e idosos com mais de 80 anos normalmente são dispensados desta etapa, a menos que o consulado solicite o comparecimentos dos mesmos.

Entrevista

É o momento mais temido de todo o processo burocrático para visitar ou fixar residência nos Estados Unidos. A entrevista consular é feita em português e o agentes são treinados para evitar fraudes durante o processo de visto. Por isso, o procedimento é rigoroso.

De forma geral, o que se deseja saber quando é solicitado um visto temporário, seja para fins de estudo, trabalho, turismo, etc., é se você tem motivação para voltar para o Brasil ou se tentará ficar ilegal no país.

Por isso, é interessante levar, mesmo que não seja obrigatório, documentos que corroborem e comprovem o que você está falando durante a entrevista. Como carta de matrícula dos filhos em escola regular no Brasil, sua renda, carta da empresa que trabalha. Mas só apresente esses comprovativos caso seja solicitado.

Apesar de temida a etapa da entrevista, o Brasil tem um histórico exemplar de aprovações. Cerca de 97% dos pedidos de vistos são aceitos.

Green Card

Para as pessoas que pretendem agendar visto americano e conseguir um Green Card, essas informações são importantes:

O United States Permanent Resident Card, é concedido a imigrante em situações específicas para fixar residência nos EUA. O possuidor do green card tem basicamente os mesmos direitos de um norte-americano, a única exigência é que o imigrante possuidor do green card não fique fora dos Estados Unidos por período superior a um ano. Já que é possível supor que quem tem o green card quer fixar residência no país.   

É possível conseguir o documento de permanência nos EUA de diferentes formas:  

 

  1. Através de casamento com cidadão norte-americano. Depois de 1 ou 2 anos o visto é concedido.

 

  1. Por trabalho. Em casos de imigrantes que trabalham em empresas que necessitem de mão de obra escassa no país, o visto pode ser concedido em um período de 2 a 5 anos.

 

  1. Com investimentos. Essa é uma das maneiras mais fáceis de conseguir o green card, que é o visto de permanência norte-americano, é através no programa de visto EB-5. Com ele pode-se tirar o visto para toda a família (filhos até 21 anos). Mas para isso é necessário investir pelo menos 500 mil dólares em negócios que gere postos de trabalho no país.

 

  1. Por parentesco. Familiares de cidadãos americanos ou de residentes no país devidamente legalizados podem conseguir o green card. O pedido deve ser feito pelo familiar já residente no país e pode demorar de 2 a 8 anos.

 

  1. Sorteio. Todos os anos o governo americano sorteia de 50 a 55 mil green cards para imigrantes de diversos países considerados de baixa representatividade no nos Estados Unidos. Claro que, para entrar no sorteio é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como ter o ensino médio completo e ter trabalhado pelo menos dois anos nos últimos cinco anos.  

Outros tipos de visto

Além do que citamos acima, você também pode agendar visto americano para os seguintes tipos de solicitação:

  • B-1 visto de negócios. Destina à cidadãos que vão aos EUA à negócios, como em feiras ou salões de exposição ou para trabalho voluntário e acadêmico como orador ou palestrante, desde que as atividades não sejam remuneradas.
  • B-2 visto de turismo. Também é concedido a pacientes de tratamentos médicos feitos no país
  • C-1 visto de trânsito. É preciso solicitar em casos de voo com escala nos EUA .
  • F-1/F-2 visto de estudante. Para estudantes de graduação, ensino médio e fundamental e para escolas de idiomas. São exigidas documentações que a escola americana deve fornecer ao solicitante de visto.
  • J-1/J-2 programa de intercâmbio. Em casos em que já tenha sido aprovado em algum programa de intercâmbio. O J-2 é para pessoas casadas que queiram a companhia do cônjuge durante o período de estudos.
  • M-1/M-2 estudante vocacional. Para estudo em instituições não acadêmicas.
  • H trabalho temporário. É aceito em casos que a empresa norte-americana precise de profissionais e que não se tenha achado ninguém mais qualificado no país.
  • L trabalho temporário transferido. Para casos em que o funcionário já trabalha em uma multinacional e é transferido temporariamente para a sede nos EUA. Também é preciso estar em cargo de chefia ou exercer trabalho altamente qualificado e específico e estar, pelo menos, há um ano na empresa.

Nossos agentes de relacionamento tem vasta experiência sobre todo o processo burocrático de agendamento de vistos e planejamento para fixar residência nos Estados Unidos. Entre em contato conosco e poderemos esclarecer todas as suas dúvidas.

visto-morar-florida

Compare

X
X