Brasileiros nos EUA: o país recebe bem?

Brasileiros nos EUA: o país recebe bem?

Os Estados Unidos são a casa de mais de 1,3 milhão de brasileiros, de acordo com os dados mais recentes disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores. A cada dia que passa esses números crescem, e não é para menos. O país tem se tornado uma opção segura e economicamente mais vantajosa para se viver que o Brasil. 

Os dados sobre quem já está por lá são animadores. Os brasileiros nos EUA chegam a ganhar mais que os próprios norte-americanos. A renda média anual é de USD 55 mil, contra USD 54.460 mil dos nativos. Além disso, em relação às potencialidades da terra natal os números são ainda mais díspares, já que a renda média anual chega a ser 7,2 vezes menor do que nos EUA. Os dados são do levantamento da Hayman-Woodward PLLC. 

Mas, para se construir uma vida com a família em outra realidade é preciso muito mais que uma situação econômica favorável. Viver em uma nova cultura está intimamente relacionado com a adesão aos costumes. Por exemplo: alimentação, hobbies, e hábitos de consumo. Além da adequação às instituições (escola, trabalho) e ainda o relacionamento e convívio com os nativos. Mas o esforço de integração na sociedade não é unilateral. Então, como será a receptividade em relação aos brasileiros nos EUA? 

Brasileiros nos EUA

Norte-americanos também são um povo acolhedor

O movimento da brasileiros para os Estados Unidos vem sendo feito por executivos e pessoas com formação superior, ao menos incompleta. Nesse sentido, a colocação no mercado profissional é em cargos com mais alta remuneração e nível elevado de especialização. Esse públicos são públicos muito bem recebidos no país, com integração em todas as esferas sociais facilitadas

Não é só a situação econômica que facilita essa adequação ao país. O nível de inglês também é preponderante, cerca de 80% dos brasileiros que vivem nos EUA têm proficiência na língua. Falar e, mais do que isso, saber se expressar na língua do local em que se vive é essencial para executar tarefas básicas da rotina diária e realmente conseguir se integrar com a vizinhança, colegas de trabalho, escola, etc. Por isso, até mesmo a população norte-americana acaba sendo mais receptiva quando a barreira linguística é quebrada. 

Foram esses dois os principais indicadores (escolaridade e proficiência) da pesquisa publicada pela Folha de São Paulo que chegaram à conclusão de que os cidadãos brasileiros são os que melhor se adequam à realidade norte-americana enquanto imigrantes.

Região mais calorosa

O estado da Flórida e o que mais recebe imigrantes brasileiros, cerca de 22% da população da região. A escolha pela localidade se dá pelo clima, similar ao do Brasil, com verão bem quente e um inverno não tão rigoroso. E ainda porque a região tem uma quantidade elevada de imigrantes, sobretudo os brasileiros. O que facilita a integração no lugar. 

Além disso, os brasileiros conseguem se sentir mais em casa. Isso porque já existem comércios voltados para o público brasileiro. E, além disso, até mesmo as escolas têm feito um esforço para adaptar melhor às crianças

No estado, a cidade de Loch Lomond é a que mais recebe os emigrantes de bandeira verde e amarela, correspondendo a cerca de 15% da população.

 Leia mais sobre a cidade e suas oportunidades clicando aqui

Vizinhança é tudo 

Criar laços na região pode ser mais fácil em casas em condomínios, por exemplo. Dessa forma, as áreas comuns dos imóveis e os jardins abertos podem facilitar o convívio entre as crianças e também para os próprios adultos. A vizinhança é muito importante na hora de passar por uma adaptação brusca, como a mudança de um país. 

Para a escolha do imóvel ideal e numa localização favorável, você pode contar com a consultoria personalizada The Florida Lounge. Nós somos o maior representante da construtora Lennar e atendemos especialmente brasileiros que desejam morar e investir nos Estados Unidos, principalmente na Flórida. Entre em contato conosco no banner abaixo, esclareça as suas dúvidas e tenha todo o auxílio necessário para fazer dessa mudança muito feliz e repleta de oportunidades para toda a família. 

 

 

 

Loading

Gostou do artigo? Fique de olho no nosso blog! Querendo morar ou investir em imóveis na Flórida? Veja a lista de casas a venda na Flórida que selecionamos para você!

Escola nos Estados Unidos: como funciona o sistema do país?

Orlando lidera o ranking nacional de crescimento de empregos por quatro anos seguidos

Venda de casas cresce na Flórida

Compare

X
X