Como funciona o mercado imobiliário americano?

Como funciona o mercado imobiliário americano?

O mercado imobiliário norte-americano é o seu foco para começar 2020 ampliando a cartela de investimentos? Apesar de desburocratizado o processo de compra, é preciso ter muita atenção aos detalhes das tramitações. Sobretudo quando se envolve uma aquisição internacional, como entre Brasil e Estados Unidos. 

Nesses casos é preciso avaliar as questões legais dos EUA, imposto de renda no Brasil, tradução de documentos, envio de remessas de valores, entre outras questões. Por isso, hoje apresentamos todos os conceitos importantes de se saber sobre o mercado imobiliário americano. 

 

Passo a Passo 

A aquisição de uma casa no exterior passa por:

1- contratação de agente imobiliário 

2- encontrar a casa ideal 

3- decidir a forma de aquisição (financiamento, à vista, etc) 

4- comprovar documentações e dar uma entrada. 

5- pegar as chaves. 

No nosso blog já fizemos esse passo a passo detalhadamente, você pode conferir aqui. Agora vamos tratar de outros conceitos e aspectos importantes de serem entendidos sobre o mercado imobiliário americano.

Multiple Listing Service

O MLS é uma base de dados na qual constam todas as casas a venda no mercado imobiliário norte-americano. Dessa forma, todos os corretores ou agentes de imóveis tem acesso às mesmas informações. Isso é muito positivo porque gera uma transparência e horizontalidade nas relações do mercado competitivo entre esses profissionais. 

Já para o consumidor, a vantagem é poder escolher um corretor que ofereça serviços que melhor se adequem às suas necessidades, já que não há um monopólio dos imóveis com certas empresas. Além disso, os valores são tabelados (inclusive de comissões e taxas). 

 

Taxas

Cerca de 6% do valor passado para você está adquirindo um imóvel nos EUA é para o corretor ou agente imobiliário e a empresa para a qual ele trabalha. Além, disso, podem ser despendidos outros 1 a 6% do valor do imóvel com taxas cartoriais. E ainda existem gastos com seguro, administradora de imóvel (para o caso de Vacation Home) e IPTU. 

 

Legislação

Diferentemente do Brasil, os estados norte-americanos têm autonomia em relação à legislação vigente. Ou seja, em suas 50 unidades federativas, o país conta com leis diferentes de lugar para lugar. Por isso, no momento de adquirir um imóvel é preciso ter atenção nas normas da região escolhida. Por isso, é tão importante contar com profissionais especializados no mercado imobiliário americano na hora de fazer a aquisição. Assim garante-se as tramitações dentro da legalidade.

 

Hipoteca como financiamento 

A forma de pagamento à prazo de um imóvel nos EUA é chamado de hipoteca. Nesse modelo o financiamento concedido pelos bancos norte-americanos utiliza como garantia o próprio imóvel que está sendo adquirido pelo requerente do empréstimo. 

Os empréstimos para financiamentos de imóvel podem chegar até 70% do valor da aquisição, com taxação de juros em torno de 4,7%. O benefício pode ser desfrutado inclusive por estrangeiros, e nem é preciso residir ou ver um visto de moradia para tal. Apenas um visto de turista válido já possibilita a tramitação.  

Vale destacar que nesse modelo o credor é que detém o título de propriedade até que a dívida seja totalmente quitada. No entanto, caso os pagamentos não sejam realizados, o banco credor tem o direito de vender o imóvel para reaver o dinheiro. 

 

Profissional imobiliário

Existem diferentes classificações de profissionais habilitados nos Estados Unidos para prestar a consultoria imobiliária, desde o agente imobiliário até o realtor. A diferenciação entre eles é o nível de conhecimento e a forma de filiação ao banco de cadastro MLS. 

A grande vantagem de ter um profissional imobiliário ao seu lado durante o processo de busca e aquisição de um imóvel nos EUA é a proteção jurídica, tramitação de negociações com uma pessoa experiente apta a te ajudar e ainda a competência necessária para potencializar o seu investimento e economizar o seu dinheiro. 

 

Para brasileiros 

Além de todos os aspectos mencionados anteriormente, para o investidor brasileiro o mais interessante é encontrar um agente que tenha experiência na tramitação internacional. Para ajudar com os documentos, traduções e outras questões legais entre Brasil e Estados Unidos especificamente. 

Nesse sentido você pode contar com a consultoria The Florida Lounge. Nossos profissionais são especialistas em venda de imóveis para o público brasileiro e prestam um serviço completamente personalizado. Dessa forma, ajudam ajudam em todos os aspectos que envolve o investimento imobiliário e até a mudança com todo o grupo família para os EUA. 

Ou seja, oferecemos auxílio não apenas na compra da casa perfeita, mas consideramos que a experiência para ser completa, envolve muito mais que isso. Por isso, conte conosco para te orientar sobre escolas e universidades para os filhos, vistos e muito mais. 

Consultoria personalizada

Gostou do artigo? Fique de olho no nosso blog! Querendo investir em imóveis na Flórida? Veja a lista de casas a venda na Flórida que selecionamos para você!

Compare

X
X