Entenda o que é e como conseguir um Social Security Number nos EUA

Entenda o que é e como conseguir um Social Security Number nos EUA

Para trabalhar, ter direito à previdência social, ingressar numa universidade e outros tantos benefícios nos Estados Unidos, você precisa ter seu número de nove dígitos chamado Social Security Number. Esse documento de identificação nacional é similar ao número de RG do Brasil. Em alguns casos, mesmo os estrangeiros que vivem no país precisam emiti-lo. Afinal, é um documento importante, que permite que você tenha direitos garantidos como membro da sociedade. 

Cidadãos americanos, pessoas que possuem Green Card e trabalhadores ou estudante temporários precisam ter o Social Security Number. Até mesmo os que vão permanecer nos Estados Unidos por poucos meses. Como é o caso de programas de intercâmbio que conciliam estudos da língua como trabalho no país (como baby-sitter). Ou ainda para estudantes universitários que desejam exercer algum tipo de estágio ou atividade remunerada dentro do campus de sua faculdade. 

Quem pode ter? 

Concluindo, quem pode e deve ter o SSN são cidadãos que exerçam alguma atividade remunerada no país, sejam eles norte-americanos ou pessoas de outras nacionalidades. Vale lembrar ainda que, turistas ou pessoas que tenham um visto em que não se permite trabalhar não podem solicitar o SSN.  Isso porque o Social Security Number é utilizado para informar o salário de um indivíduo ao governo. Além disso, garante os benefícios de seguro social do trabalhador. 

Para que serve o Social Security Number? 

Como já dito, é através desse número que os habitantes dos Estados Unidos têm seus direitos garantidos (previdência social, por exemplo). Além disso, é o documento utilizado para fazer a identificação dos cidadãos em questões burocráticas do dia a dia, como pagamento de imposto de renda, bem como para controlar contas bancárias, cartões de crédito e credit score (pontuação utilizada para avaliar concessão de crédito)

Como solicitar?

O processo para retirada do Social Security Number é uma burocracia um pouco demorada. Deve ser pedida o quanto antes. Para isso, é preciso preencher um formulário online no site do Social Security. Após esse processo acontece a etapa presencial no escritório local da Social Security Administration. É nesse momento em que se leva os documentos comprobatórios exigidos. Entre eles está a autorização para exercício de atividade remunerada. Depois disso, o SSN chega no endereço que foi fornecido pelo cidadão no início do processo. 

No entanto, se você ainda está no Brasil já pode adiantar o processo de retirada desse documento. Basta preencher o pedido junto com a retirada de visto. Dessa forma, não precisa comparecer presencialmente no escritório do Social Security nos Estados Unidos. 

É importante frisar que, apesar de ser um documento oficial, o SSN não é válido como documento de identificação universal. Já que não contém fotografia ou impressões digitais. 

The Florida Lounge 

Para te ajudar com recolhimento de documentação para retirada do Social Security Number, encontrar a escola ideal para o seu filho e a casa dos sonhos para a família, o The Florida Lounge presta uma consultoria 360, que fornece informações e acompanha cada etapa da sua mudança para a Flórida. Entre em contato com nossos agentes de relacionamento através dos canais de comunicação clicando no banner abaixo. 

Fale com nossos agentes de relacionamento

Compare

X
X